
Por Ingrid Mensil, estudante de jornalismo da UFMG
O último domingo (16) marcou o encerramento da fase de grupos do Campeonato Paulista. Com o fim da primeira fase, foram definidos os classificados para as semifinais, Corinthians, Palmeiras, Ferroviária e São Paulo.
O último jogo da fase de grupos foi de vitória para o Timão, que venceu o Realidade Jovem por 3 a 0, com gols de Letícia Monteiro, Ivana Fuso e Eudimilla. O Alviverde também encerrou a primeira fase positivamente, com goleada em cima do Taubaté. Soll, Fe Palermo, Diany Martins e Amanda Gutierres marcaram, com um gol contra fechando o placar de 5 a 0. O Tricolor e a Locomotiva se enfrentaram e empataram em 1 a 1, com gols de Micaelly, para o time de Araraquara, e de Crivelari, para o time da capital paulista.
O Corinthians terminou a fase de grupos na liderança, com 35 pontos, seguido pelo Palmeiras, em segundo com 30 pontos, a Ferroviária ficou em terceiro, com 25 pontos e o São Paulo se classificou na quarta posição. O Tricolor assegurou a vaga apenas na última rodada e se classificou com os mesmos 21 pontos do Red Bull Bragantino, 5º colocado pelo quesito desempate.
O chaveamento coloca as Brabas e as Soberanas frente a frente em uma das semifinais. Na outra semifinal, as Palestrinas enfrentam as Guerreiras Grená. A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda não divulgou oficialmente as datas dos confrontos, porém as datas-base já foram definidas, com os jogos de ida marcados para o dia 23 de novembro e os de volta para o dia 03 de dezembro.
O líder Corinthians solicitou a mudança da data do segundo jogo da semifinal, previsto para um dia depois do fim da última data FIFA do ano, finalizada em 02 de dezembro. Caso a data seja mantida, as Brabas poderiam contar com seis desfalques, Dayana Rodríguez pela seleção da Venezuela e Lelê, Mariza, Thaís Ferreira, Duda Sampaio e Gabi Zanotti pela seleção brasileira.
Expediente
Redação: Ingrid Mensil
Edição: André Quintão
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro