
Por Duda Castro, estudante de jornalismo da UFMG
O Gerdau Minas confirmou o favoritismo e dominou o Tijuca em casa, na Arena UniBH, na noite de quarta-feira (12). A vitória por 3 sets a 0 (25/19, 25/14 e 25/16) colocou as mineiras na liderança da Superliga Feminina, agora com 14 pontos somados após cinco rodadas. Do outro lado, o Tijuca segue sem vencer na competição e ocupa a 11ª posição, com apenas dois pontos.
Mesmo com a diferença entre as equipes na tabela, o início do jogo foi equilibrado. As cariocas conseguiram pressionar e chegaram a abrir vantagem no segundo set, explorando falhas defensivas das anfitriãs. Mas o domínio minastenista não demorou a aparecer, especialmente na rede. A central Julia Kudiess teve atuação avassaladora, somando 15 pontos e oito bloqueios. Eleita a melhor em quadra, levou o Troféu Viva Vôlei e foi determinante para virar o momento do jogo, incluindo uma sequência de cinco bloqueios seguidos que desmontou o sistema ofensivo do Tijuca.
Com saque agressivo, bom volume de jogo e eficiência nas viradas de bola, o Minas rapidamente recuperou o controle da partida. A ponteira Glayce também virou bolas importantes na reação do time no segundo set, enquanto Nowicka soube acionar Kudiess com precisão para ampliar a vantagem no terceiro. A consistência tática permitiu que as Guerreiras de Aço fechassem a partida sem sustos.
De olho na manutenção da liderança, o Minas volta à quadra na próxima terça-feira para enfrentar o Brasília, fora de casa, às 18h30. O Tijuca segue na estrada e encara o Sesi-Bauru na sexta-feira, dia 21.
Expediente
Redação: Duda Castro
Edição: André Quintão
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro