
Por Francyelle Messias, estudante de jornalismo da UFMG
A Fifa divulgou na última quinta-feira (13) as jogadoras e jogadores indicados ao Fifa The Best. A premiação celebra os melhores atletas da última temporada no futebol e Marta está concorrendo ao prêmio, The Fifa Marta Word, que elege o gol mais bonito no futebol feminino e que curiosamente leva o nome da jogadora em sua homenagem.
A brasileira eleita seis vezes a melhor futebolista do mundo pela Fifa, concorre à honraria com um lindo gol marcado, no dia 17 de novembro de 2024, na vitória do seu time, o Orlando Pride, por 3 a 2, sobre o Kansas City Current, pela NWSL. A jogada foi marcada pela velocidade da atleta, que arrancou do meio campo com a bola, driblou duas marcadoras e a goleira, e com o gol vazio, mandou a bola para a rede.
Além de Marta, outras dez atletas disputam o prêmio da categoria. São elas: Jordyn Bugg (Estados Unidos), Mariona Caldentey (Espanha), Ashley Cheatley (Inglaterra), Kyra Cooney-Cross (Austrália), Jon Ryong-jong (Coreia do Norte), Vivianne Miedema (Holanda), Kishi Núñez (Argentina), Lizbeth Ovalle (México), Ally Sentnor (Estados Unidos) e Khadija Shaw (Jamaica).
Essa será a segunda edição do prêmio The Fifa Marta Word. A entidade máxima do futebol criou a categoria em 2024, que teve a brasileira como vencedora e neste ano ela tem a oportunidade de repetir o feito novamente.
Expediente
Redação: Francyelle Messias
Edição: André Quintão
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro