
Por Soraia Carvalho, estudante de jornalismo da UFMG
Aos 16 anos, Valentina Basso faz história e conquista prata inédita para o Brasil na Copa do Mundo Cadete e Júnior de Esgrima, em Lima, no Peru.
Nesta quinta-feira (13), a atleta do Esporte Clube Pinheiros, consagrou com a prata sua excelente campanha na competição. Após uma fase de grupos sólida, com cinco vitórias em seis jogos, ela avançou com autoridade pelas fases eliminatórias. Nas oitavas de final, dominou a chilena Victoria Caballero por 15 a 1. Nas quartas, venceu o duelo brasileiro contra Eduarda Nascimento por 15 a 9, garantindo já uma medalha. Na semifinal, não deu chances à filipina Sloane Paulus, vencendo por 15 a 6.
A final contra a australiana Rianne Leung foi um duelo acirrado, mas a adversária levou a melhor, fechando o placar em 15 a 12, deixando a medalha de prata com a brasileira.
Emocionada com a conquista, Valentina comemorou: “Fiz uma boa competição, comecei bem a pré-classificatória e isso já me deu confiança. Eu estava bem preparada, conversei bastante com o meu técnico, Bernardo Schwuchow, e joguei leve, estava bastante feliz dentro da pista. Foi tudo ótimo”.
Além de Basso, outras três atletas do Brasil competiram na Copa do Mundo. A melhor campanha foi de Eduarda Nascimento, que finalizou a competição na sexta colocação. Giulia Santos e Yuki Wu também representaram o país, sendo eliminadas nas oitavas de final.
Expediente
Redação: Soraia Carvalho
Edição: André Quintão
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro