Victória Barros chega a primeira final e fica com vice no ITF W15 de Antalya

Foto: Luiz Candido/CBT

Por Ingrid Mensil, estudante de jornalismo da UFMG

Após ter vencido quatro jogos na semana, Victória Barros conquistou o vice-campeonato de simples do ITF W15 de Antalya, em quadras de saibro na Turquia. A potiguar de apenas 15 anos enfrentou a russa Valeriia Iushchenko, de 26 anos, e foi superada por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/4 em 2h36 de partida.

Na final, disputada no último domingo (16), Victória se mostrou superior durante o primeiro set. A jovem tenista começou perdendo por 3/0, mas ofereceu pressão constante no saque da adversária e, com isso, conseguiu três quebras para vencer seis games seguidos. No segundo set, Iushchenko repetiu o placar de 3/0, porém a brasileira não conseguiu reagir dessa vez e fechou a parcial sofrendo uma quebra de serviço. A russa iniciou o set decisivo quebrando o serviço de Victória, que confirmou os games de saque, mas não conseguiu criar novas ameaças ao saque da adversária, que virou o placar e conquistou o título.

Durante o campeonato, a brasileira aplicou um pneu na austríaca Stefania Auer, vencendo o jogo de estreia por 6/0 e 6/2. Na rodada seguinte, derrotou a alemã Angelina Wirges por 3/6, 6/1 e 6/3. Nas quartas, superou a romena Eva Maria Ionescu por 6/1 e 6/2 e conquistou a vaga na final em cima da georgiana Sofia Shapatava, favorita ao título, por 3/6, 6/3 e 7/5. Apesar da derrota no último jogo, Victória Barros conquistou 10 pontos pela final e deve subir 279 posições no ranking, figurando próximo do top 1000 e quebrando o recorde pessoal, o 1.105º em março de 2025. 

Além do vice-campeonato, a brasileira conquistou o título de duplas do ITF W15 de Antalya ao lado da turca Ada Kumru. Elas superaram a georgiana Sofia Shapatava e a alemã Angelina Wirges por 6/4, 5/7 e 10-7. A conquista de duplas marca o primeiro título profissional da carreira de Victória Barros, que disputou apenas o terceiro torneio na modalidade.

Expediente

Redação: Ingrid Mensil

Edição: André Quintão

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário