Reunindo estudantes de diferentes cursos, a Atlética Coronel mantém viva a essência norte-mineira dentro e fora das quadras da UFMG.
Por Keila Guedes, estudante de jornalismo da UFMG
Entre festas e comemorações, a Associação Atlética Acadêmica Coronel (A.A.A. Coronel – UFMG-MOC) se tornou um ambiente para os estudantes se sentirem pertencentes ao espaço universitário e para criar laços e vínculos entre si no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros.

O início de tudo
Com intuito de promover o esporte e a integração dentro do campus Montes Claros, a atlética foi fundada em 2017, surgida da iniciativa de estudantes, majoritariamente do curso de Administração, que buscavam criar um espaço de convivência extraclasse, reunindo estudantes dos cursos ofertados no campus. O objetivo era fortalecer o espírito universitário por meio do esporte, cultura e sociabilidade.

Desde sua fundação, a atlética enfrenta diversos desafios, sendo a falta de apoio institucional um dos principais.
“Enfrentamos muitos problemas, principalmente a falta de apoio da instituição, mas com alguns professores conseguimos muitos materiais e com as vendas de produtos e festas conseguimos passar por cima das dificuldades”, relata Miguel Soares, atual diretor de esportes geral.
Para Adrian Mickael, atleta de futsal, entrar na atlética foi muito importante. “Participar da atlética é como uma válvula de escape para os alunos poderem se divertir e interagir entre si”, comenta.
Atualmente, a Coronel é reconhecida por toda a região e organiza três grandes eventos anuais, sendo eles a recepção de calouros, que é uma festa de integração entre os cursos do campus, a Copa Coronel, que é uma competição interna entre os cursos do campus, e a tradicional Vinhada, considerada a maior festa universitária de Montes Claros e região.
Modalidades e destaques
A Coronel oferece diversas modalidades, tanto individuais quanto coletivas, como vôlei, futsal, atletismo, basquete, natação, handebol, futebol, futsal, peteca, tênis de mesa.
Ao longo da história da atlética, muitos atletas contribuíram, tanto no feminino quanto no masculino, garantindo bons resultados em competições regionais e internas, como Jogos das Atléticas (JIA), Jogos Universitários do Norte de Minas Gerais (JUNMG) e a Copa Coronel.
Rivalidades e atletas destaques
Assim como todas as atléticas, a Coronel também cultiva suas rivalidades. No Norte de Minas, há uma disputa, em especial, com as atléticas dos cursos de Medicina e de Educação Física, que disputam o pódio nos campeonatos existentes.
Além disso, a atlética tem revelado talentos nas mais variadas modalidades, como Bruna Guedes, que é poliatleta, Willian Fernandes no tênis de mesa, peteca e vôlei e o calouro Yan Amaral no handebol, tênis de mesa e vôlei.
Distância e estrutura

Diferentemente das atléticas da UFMG localizadas em Belo Horizonte, que são participantes de um cenário reconhecido e que contam com infraestrutura, o Centro Esportivo Universitário (CEU), a realidade em Montes Claros é notada pela distância geográfica e pela diferença de infraestrutura. Tal distância é um fator que tem o potencial de moldar como o esporte universitário acontece no ICA.
Além disso, a distância não permite que as equipes do Norte de Minas tenham regularidade dos grandes torneios que ocorrem na capital mineira. Fatores como deslocamento, financiamento, a grade das disciplinas tornam inviável o ato de ir e vir com frequência. Dessa maneira, surgiu a necessidade de criar um campeonato próprio que ocorre no campus, gerando rivalidades locais, reforçando, assim, a identidade da Coronel e das atléticas do Norte.
Por que Coronel?
A escolha do nome não foi por acaso, ela busca representar força, respeito e liderança, e é uma referência ao fenômeno político, historicamente importante no Norte de Minas, o coronelismo. Longe de qualquer conotação autoritária, a atlética tem a intenção de resgatar a figura simbólica do coronel como uma força de poder, união e influência, buscando mostrar o orgulho de quem usa o amarelo, preto e vermelho.
O mascote escolhido é um cavalo, que representa potência, liberdade e resistência, o que expressa bem o que é ser parte da Federal no Norte de Minas. Bem como o cavalo, a Coronel segue firme e determinada, levando a garra dentro e fora das quadras.
O orgulho de fazer parte da Coronel é reforçado nas frases, evidenciando o sentimento que transcende o esporte.
“Assim como o cavalo, a Coronel segue firme, forte e determinada, mostrando que a força da Federal do Norte corre nas veias de quem veste o amarelo, preto e vermelho. Frases como ‘A força da Federal do Norte’ e ‘Aqui é Coronel!’ refletem esse orgulho e o espírito de quem carrega o nome com garra dentro e fora de campo”, comenta Miguel.
Curiosidades
A Coronel reúne todos os cursos do campus de Montes Claros da UFMG: Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Licenciatura em Ciências da Natureza, Licenciatura em Matemática e Zootecnia. Na Copa Coronel, os diferentes cursos formam times diversos que competem entre si.
O nome dos times chama a atenção pela ironia: o campeão geral da 5ª edição, realizada em 2025, foi o Bayern de Milheto (@bayern.de.milheto), time do curso de Agronomia. Também participaram este ano: Brucelose (@brucelose.zoo), de Zootecnia; Inter de Limão (@ointerdelimao), de Engenharia de Alimentos; Roundup WeedKillers (@roundup.agro), também da Agronomia; Manchester Sítio (@manchestersitioufmg), da Engenharia Agrícola e Ambiental; Real Madeira Esporte Clube (@real_madeira), da Engenharia Florestal; e o Networking FC (@networkingfc), da Administração.
Se tornar membro
Para fazer parte da atlética, a/o aluna/o interessada/o deve procurar a diretoria da Coronel, tanto para entrar em alguma equipe quanto para atuar na gestão. O requisito principal é ter vontade de participar ativamente, colaborar e representar a UFMG na região norte-mineira. Apesar da atlética estar passando por baixa adesão de atletas, o espírito competitivo permanece vivo e, mesmo com as adversidades, consegue criar equipes fortes e competitivas.

Para acompanhar o que acontece na Coronel, siga o perfil no Instagram: @coronelufmg
Expediente
Redação: Keila Guedes
Apuração: Keila Guedes
Edição: André Quintão
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro