COI retrocede, e anuncia volta de teste de feminilidade

Foto: Quinton Meyer

Por Soraia Carvalho, estudante de jornalismo da UFMg

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou, nesta quinta-feira (26), uma nova política que proíbe a participação de mulheres transgêneros na categoria feminina dos Jogos Olímpicos, a partir de 2028.

A decisão, liderada pela presidente da entidade, Kirsty Coventry, estabelece que a categoria será restrita a “mulheres biológicas”, critério que será determinado por um teste genético do gene SRY (localizado no cromossomo Y).

Segundo o anúncio oficial, a medida visa proteger a “justiça, a segurança e a integridade” do esporte, baseando-se em estudos que indicam vantagens físicas ligadas à testosterona e ao desenvolvimento masculino em termos de força, potência e resistência.

Em um pronunciamento oficial ao site ge, o Comitê ressaltou que essas medidas não serão aplicadas em nenhuma prova da categoria masculina. 

Embora modalidades como natação, atletismo e ciclismo já tivessem adotado restrições semelhantes anteriormente, a nova política do COI padroniza o critério para todos os esportes dos Jogos Olímpicos.

Expediente

Redação: Soraia Carvalho

Edição: André Quintão

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro

Deixe um comentário