Funções e contrastes do esporte universitário
Esta edição fecha o 2025 da Revista Marta. Neste editorial, refletimos sobre o nosso ano e sobre o esporte universitário na UFMG, a partir das 16 reportagens especiais que compõem as duas edições especiais sobre as atléticas da universidade.
Fundada por uma mulher, UFMG Fênix Esports se consolidou como uma das maiores atléticas de esportes eletrônicos do país
Com quase 200 membros ativos, compete em mais de 10 jogos, promovendo inclusão e representatividade feminina. Apesar dos desafios, como a escassez de campeonatos, a Fênix é um espaço de acolhimento e comunidade.
Enfrentando o afastamento estudantil através do esporte: AAFAFICH e a reocupação da universidade
A AAFAFICH, desde sua fundação em 2013, promove união, cultura e engajamento social entre mais de 3 mil estudantes. Com 18 modalidades esportivas, a entidade se destaca em competições e eventos, como a Fafiesta e o Prêmio João Ameno, fortalecendo a identidade universitária.
Coronel: conheça a atlética do campus de Montes Claros da UFMG
A Atlética Coronel, fundada em 2017 na UFMG em Montes Claros, reúne estudantes de diversos cursos, promovendo integração e senso de pertencimento. Enfrentando desafios, a Coronel organiza eventos importantes e destaca atletas em competições regionais. O nome reflete força e união, representando a identidade das/os estudantes na região.
Da exclusão emerge o novo: a construção da Fênix, atlética da Saúde
Fundada em 2014, a Associação Atlética Acadêmica da Saúde nasceu do “não” que uma estudante de Enfermagem recebeu ao pedir para jogar em uma equipe esportiva da atlética da Medicina. De lá para cá, a Saúde trilhou um caminho próprio. Hoje, com cerca de 80 atletas ativos, a Fênix se afirma como um projeto coletivo…
Profeta: a atlética que nasceu entre esculturas e cresceu entre poliatletas
A Associação Atlética Acadêmica Profeta da Escola de Arquitetura e Design da UFMG, fundada em 2013, destaca-se por sua resiliência e espírito poliatleta. Com forte desempenho no vôlei e handebol femininos, a atlética busca a união nas competições, promovendo a integração entre estudantes e praticantes de diversos esportes.
Atlética das Ciências Biológicas, Guará tem um dos mascotes mais memoráveis da UFMG
A Associação Atlética Unificada das Ciências Biológicas (Guará) da UFMG, fundada em 2014, se destaca no cenário universitário com um forte espírito de acolhimento e pertencimento. A atlética tem o lobo-guará como mascote, escolhido para homenagear a espécie típica do Cerrado, bioma importante em Minas.
Rei das Serpentes: conheça a Basilisco, atlética da Odontologia
Criada em 2014, a atlética da Faculdade de Odontologia tem como mascote o Basilisco, personagem da mitologia grega que é conhecido como “Rei das Serpentes”. Um dos destaques por lá é a Bateria Independente, responsável por animar as disputas da associação.
De Newton à Atena: conheça uma das caçulas da universidade, a atlética do Instituto de Ciências Exatas
A Associação Atlética Acadêmica do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, fundada em 2016, promove cultura e esporte entre os estudantes. Com uma nova identidade visual, simbolizada pela deusa grega Atena, a AAAICEX participa de competições universitárias, reunindo alunos e fortalecendo laços com cerca de 80 a 90 atletas.
Equipes da UFMG brilham e conquistam vaga em 3 finais do Metropolitano Universitário
No último final de semana, equipes da UFMG tiveram desempenho destacado no Metropolitano Universitário de Belo Horizonte, chegando a duas finais. No vôlei masculino, o Grifo venceu o Hércules, enquanto no futsal feminino, a FACE triunfou sobre os Vikings. O Grifo também garantiu vaga na final do vôlei feminino.
Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.
Siga meu blog
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.