Uberlândia: como chega o campeão do interior para o Mineiro Feminino de 2023

Por Ana Mascarenhas, Livia Boscatti e Vinícius Brito

Foi por pouco, mas a classificação escapou no detalhe… O Uberlândia chega para o Campeonato Mineiro Feminino de 2023 após quase conseguir se classificar para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. A estreia é neste sábado (23), a partir das 15h, contra o Nacional de Visconde do Rio Branco, no CT Ninho do Periquito.

O Mixto, de Cuiabá, foi o time que atrapalhou o sonho das “Meninas do Verdão” na competição nacional. A equipe mato-grossense viria a ser campeã do Brasileiro Feminino A3, que garante a promoção para a divisão superior às quatro melhores equipes, ou seja, as que chegam até as semifinais.

A eliminação precoce veio nas quartas de final da competição, após uma ótima primeira fase com três vitórias em quatro jogos. O Uberlândia perdeu o primeiro jogo em casa por 1 a 0.

Na volta, realizada no Estádio Dutrinha, a equipe mineira chegou a sair na frente do placar, com gol de Carolzinha – que renovou o contrato para a disputa do Mineiro. No entanto, o Mixto empatou o jogo no segundo tempo, garantiu a classificação para a semifinal e conquistou a vaga para a Segunda Divisão do campeonato nacional.

Depois da eliminação, o Uberlândia passou por mudanças no elenco, com o objetivo de chegar fortalecido para a disputa do campeonato estadual. O comando da comissão técnica se manteve nas mãos de Daniela Alves, no cargo desde o Mineiro do ano passado, quando o time conquistou o importante título de campeão do interior.

“Tiveram essas trocas necessárias, mas sem perder a qualidade e competitividade […] o time hoje é muito mais competitivo que no início do ano, a gente vai tentar defender o título do interior que nós detemos”

Daniela alves, treinadora
Treinamento das atletas do Uberlândia durante preparação para o Campeonato Mineiro Feminino 2023. Créditos: divulgação.

As jogadoras do Uberlândia que disputarão o campeonato

O gerente de futebol, Reiner Amaro, ressaltou o amadurecimento da equipe e expressou otimismo em relação à formação de um time mais competitivo. Ele enfatizou a chegada de seis atletas de alto nível (Série A1) como um fator que contribuirá significativamente para o desempenho da equipe.

contribuirá significativamente para o desempenho da equipe.

Em relação ao elenco que disputou o Brasileiro Feminino A3 são dez reforços:

  • Dani Soares (goleira, de transferência do Ceará)
  • Laís (goleira, de Uberlândia)
  • Laura (lateral, de transferência do Real Ariquemes)
  • Amanda (zagueira, de transferência do Real Ariquemes)
  • Buga (meio campista, de transferência do Capital-DF)
  • Bia Caucaia (meio campista, de transferência do Realidade Jovem-SP)
  • Ionara (meio campista, de transferência do São José-SP)
  • Vick Moura (meio campista, de transferência do Real Ariquemes)
  • Oliveira (atacante, de transferência do Coritiba)
  • Pimentinha (atacante, de transferência do Real Ariquemes)

“É uma equipe com muito mais lastro de jogo, uma equipe muito mais experiente”

Reiner Amaro, gerente de futebol

Galeria de fotos com as jogadoras que disputarão o Campeonato Mineiro Feminino 2023 pelo Uberlândia. Créditos: Reprodução/ Instagram @uberlandiaesporteclube.

Os planos da diretoria

Em entrevista coletiva, Jânio Cabral, presidente do clube e candidato à reeleição, e Renato Batista, o vice-presidente, detalharam o planejamento para o Uberlândia e deram pistas sobre o futuro da equipe.  

O mandatário declarou que, por enquanto, a criação das categorias sub-16, sub-17, sub-18 e sub-20 não está nos planos imediatos, mas deve ocorrer no próximo ano. Ele, no entanto, assegurou a continuidade do projeto do time profissional de futebol feminino. 

Além disso, Cabral afirmou que as expectativas para o campeonato são positivas e destacou as vitórias de 2022. Para 2023, o presidente afirma estar certo de que o título do interior se repetirá.. Para 2024, a meta é mais ousada.

“O objetivo é subir para a A2 do nacional”

Jânio Cabral, presidente

Por sua vez, Renato Batista destacou que o clube tem a intenção de criar oportunidades para jovens talentos da cidade e da região participarem do projeto de futebol feminino. O objetivo é tornar o clube uma opção atraente para aquelas que desejam seguir carreira no futebol. 

Mesmo com poucos recursos, o time demonstrou grande avanço e boa imagem para a cidade. O objetivo do clube é criar um plano para que possam surgir oportunidades para as jovens jogarem não apenas em Uberlândia, mas também representarem a cidade em outros times, além de ser um espaço para demais garotas de toda a região.

Tabela do Uberlândia no Campeonato Mineiro Feminino 2023

UBERLÂNDIA X NACIONAL VRB (1ª rodada)

23/09/23, às 15h, no CT NINHO DO PERIQUITO

ARAGUARI X UBERLÂNDIA (2ª rodada)

01/10/23, às 10h, no ESTÁDIO VASCONCELOS MONTES

AMÉRICA X UBERLÂNDIA (3ª rodada)

09/10/23, às 19h, no SESC VENDA NOVA (BH) 

UBERLÂNDIA X ATLÉTICO (4ª rodada)

22/10/23, às 15h, no CT NINHO DO PERIQUITO 

CRUZEIRO X UBERLÂNDIA (5ª rodada)

28/10/23, às 15h, na TOCA II (BH) 

Aqueles torcedores que desejarem acompanhar os jogos do Uberlândia como mandante, podem fazê-lo gratuitamente, sem a necessidade de adquirir ingressos.

Ficha técnica

Nome do clube: Uberlândia Esporte Clube
Posição no último Mineiro: 4º lugar (campeão do interior)
Melhor posição em Mineiros: 4º em 2022
Técnica: Daniela Alves
Destaque: Claudinha (atacante)
Meta: Ser campeão do interior

Avatar de Desconhecido

Autor: Laboratório de Comunicação e Esporte

O Laboratório de Comunicação e Esporte é uma disciplina de graduação ofertada anualmente no Departamento de Comunicação Social (DCS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pela professora Ana Carolina Vimieiro.

Deixe um comentário