Luiz Arthur Santos, ex-atleta do CTE/UFMG, conquistou o título nacional dos EUA no decatlo durante o NJCAA Division I Championships, somando 7.190 pontos. Representando o New Mexico Junior College, destacou-se nas provas de velocidade e saltos, ajudando sua equipe a vencer com 97 pontos, superando a South Plains College.
Tag: Emanuel Cortez
A edição de 2026 dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs), realizada em Itajubá, no sul de Minas Gerais, contou com a participação de 1300 estudantes-atletas, que representaram 21 instituições de ensino superior. Após cinco dias repletos de grandes disputas, a delegação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sagrou-se campeã geral pelo segundo ano consecutivo.
Apesar do sucesso esportivo e do bicampeonato geral da UFMG, a edição de 2026 dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs), realizada em Itajubá, também foi marcada por uma série de críticas relacionadas à organização e estrutura do evento. Relatos de atletas, treinadores e membros das comissões técnicas apontaram para problemas que, embora não tenham impedido a realização das competições, impactaram diretamente a experiência das delegações.
A peteca masculina do InterUFMG 2026 teve a atlética do Grifo como campeã, após um torneio que contou com oito equipes. A fase classificatória viu ICEx e Grifo se destacarem. Na final, o Grifo venceu o ICEx por 2 sets a 1. O Conclave ficou com o bronze ao vencer a Hermes.
Atletas da equipe paralímpica de taekwondo da UFMG se destacaram no Pan-Americano de 2026, no Rio de Janeiro, conquistando medalhas. Larissa Lohane Lopes ganhou a prata na categoria até 52kg, enquanto Douglas Rocha e Kathlyn Alves levaram bronze. Miriam Pio ficou em 5º lugar na categoria até 47kg.
O nadador Arthur Xavier, do CTE/EEFFTO/UFMG, destacou-se na etapa de Berlim da World Series de Natação Paralímpica, conquistando uma medalha de ouro e três de prata. Durante a competição, que ocorreu de 7 a 12 de maio, Arthur quebrou o Recorde das Américas duas vezes nos 100m livres.
O Time do Bigode da UFMG anunciou a segunda edição da Copa Universitária de Handebol, que ocorrerá de 15 a 17 de maio. As inscrições estão abertas para faculdades de Belo Horizonte e região. Na primeira edição, a PUC foi campeã, com a FAFICH da UFMG destacando-se em premiações.
O atleta Tiago Lemes da Silva, do CTE/EEFFTO/UFMG, conquistou uma vaga para o Mundial de Atletismo de Pequim 2027 ao competir no revezamento 4×400 metros no Mundial de Revezamentos em Gaborone, Botswana. A equipe brasileira, superando um desafio na repescagem, terminou em 2º lugar, garantindo sua classificação.
O Centro Esportivo Universitário da UFMG lançou o Edital “Fomento ao Esporte Universitário”, oferecendo R$ 180 mil para apoiar Associações Atléticas e coletivos na promoção do esporte. As propostas podem ser enviadas até 03/05, com resultados divulgados em 06/05. Participam estudantes, professores e entidades representativas.
A segunda rodada do Metropolitano Universitário de Futebol de Campo apresentou jogos significativos para as atléticas da UFMG. A Conclave venceu o Grifo por 2 a 1, enquanto a Vetusta derrotou a AJAC por 3 a 0. A FACE perdeu para as Ciências Médicas, com o placar de 5 a 1. Conclave lidera seu grupo.