
Por Victor Marques, estudante de jornalismo da UFMG
A temporada do circuito mundial do judô, organizado pela Federação Internacional de Judô(IJF), continua a todo vapor e chegou para uma das principais etapas, o Grande Slam de Astana, no Cazaquistão. A etapa era crucial e extremamente importante, pois rendia pontos tanto para o ranking mundial, quanto para o posicionamento olímpico do judocas visando Los Angeles 2028.
O evento aconteceu entre os dias 8 e 10 de maio no Palácio das Artes Marciais Zhaksylyk Ushkempirov e contou com a participação de 295 atletas, sendo 174 homens e 121 mulheres, de 36 diferentes países. A seleção brasileira chegou a Astana com uma delegação de 19 atletas divididos entre 9 homens e 10 mulheres. O principal destaque do Brasil foi Rafaela Silva, que chegava como terceira no ranking na categoria -63kg.
As mulheres trouxeram 4 medalhas, todas de bronze. Na categoria de até 52kg, o Brasil teve duas participações que acabaram sendo eliminadas na repescagem e ficaram perto da disputa do bronze, Gabriela Conceição perdeu para a judoca da Mongólia Nandin-Erdene e a Nicole Marques foi derrotada pela atleta Kazake Meruyert Sarsenova.
Na categoria de até 57kg, a primeira medalha de bronze foi conquistada pela Sarah Souza que bateu por Waza-Ari a italiana Veronica Toniolo na disputa do bronze. A outra brasileira da categoria é Jéssica Lima que foi superada na disputa do bronze, também por Waza-Ari, pela neerlandesa Shannon van de Meeberg.
A grande esperança de medalha não decepcionou e conquistou o bronze, Rafaela Silva aplicou um Yuko no começo e outro no fim para bater a neerlandesa Joanne Van Lieshout e ficar com a medalha. O resultado assegurou a classificação antecipada de Rafaela ao Mundial que será realizado em outubro, no Azerbaijão, já que dentro dos critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), os atletas que ganhassem três medalhas no Circuito Mundial 2026 seriam convocados de forma automática, feito que Rafaela alcançou com esta medalha de bronze
Continuando a saga dos bronzes conquistados pelas brasileiras, na categoria de até 70kg, Nauana Silva conquistou o bronze batendo a polonesa Aleksandra Kowalewska por Yuko. Na categoria de até 78kg, teve duas brasileiras competindo, Karol Gimenes, perdeu na primeira luta para Ekaterina Torakeva. Já Beatriz Freitas fechou a contagem das 4 medalhas vencendo a disputa do bronze aplicando 2 Waza-Ari sobre a canadense Coralie Godbout. Para finalizar, na categoria acima dos 78kg, Ambas as brasileiras foram eliminadas na repescagem para duas italianas, Giovanna Santos perdeu para Erica Simonetti e Thauana Silva foi derrotada por Tiziana Marini.
O Brasil encerrou esta etapa do circuito mundial com 7 medalhas, 1 de prata e 6 de bronze, o que levou o Brasil a se manter na sexta colocação do ranking mundial por países. O próximo grande evento do judô que o Brasil participará será o Open de La Nucia/Benidorm que acontecerá na Espanha nos dias 16 e 17 de maio, e contará com 514 atletas e 41 nações.
Expediente
Redação: Victor Marques
Edição: André Quintão
Coordenação: Ana Carolina Vimieiro