Novos contextos, novos desafios

por Giovana Maldini

A pandemia da Covid-19 surpreendeu a todos. Comércios fechados, jornadas de trabalho em home office, mudanças de hábitos de higiene e o convívio com o medo intenso da doença desconhecida fazem parte do novo contexto mundial. E com as modalidades esportivas não foi diferente. Como a edição passada da Revista Marta mostrou, o esporte não está imerso em uma bolha, pois ele faz parte da sociedade e reflete os diversos problemas sociais enfrentados no dia a dia. Por isso, os impactos da pandemia também foram sentidos principalmente por atletas, que precisaram adaptar suas rotinas de treino para ficarem em casa e se protegerem do vírus. 

Nesta edição, abordamos as consequências do adiamento das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, que aconteceriam em 2020 e estão previstas para este ano. Em 124 anos da Era Moderna dos Jogos, nunca houve um adiamento e, por isso, os atletas foram pegos de surpresa com o anúncio. Mesmo que a mudança de data seja inédita, já houveram outras crises que impactaram diretamente na realização do evento, como o cancelamento das edições de 1940 e 1944 devido ao período da 2ª Guerra Mundial. A partir desse contexto, esta edição faz comparações para entender as semelhanças da crise anterior com a atual. Para entender quais são as expectativas para 2021 e as mudanças para o próximo evento, como a inclusão de novas modalidades esportivas, também olhamos para os últimos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, em 2016.

A partir dessas comparações, a 3ª edição da Revista Marta também tenta entender os impactos do adiamento da data para atletas olímpicos e paralímpicos, que já tinham uma rotina estabelecida de treinamento para as competições nos últimos quatro anos. Diversos competidores relataram os impactos da pandemia, do cancelamento de competições e do adiamento das Olimpíadas e Paralimpíadas na preparação deles. E, para além da pandemia, também conhecemos um pouco de suas histórias.

Outras matérias que completam esta edição:

Mesmo com enfoque nos desafios que a covid-19 trouxe para os atletas e para o esporte, esta edição também propõe reflexão sobre como o jornalismo cobre os Jogos Paralímpicos e a importância da visibilidade e do respeito aos atletas. Por ser uma revista produzida por alunos da Comunicação, é importante que assuntos como esse sejam debatidos e ganhem destaque para que as próximas gerações já estejam mais preparadas para cobrir esses eventos. 

Agradecemos à professora Ana Carolina Vimieiro por nos dar essa oportunidade de ter contato direto com as pautas esportivas e debatê-las para além do que é apresentado na mídia tradicional. E na construção desta edição, que traz um tema grandioso como os Jogos de Tóquio 2021, apresento a equipe responsável pela produção, edição e divulgação dela:

Editora-chefe: Ana Carolina Vimieiro

Chefes de redação: Paola Laredo e André Quintão

Editorial: Giovana Maldini Souza do Carmo

Equipe de reportagem

Pautas/Produção: Gabriel Douglas De Souza De Almeida, Larissa Brenda Marques De Oliveira, Sofia Leao Santiago De Carvalho

Podcast: Alice Vitoria Queiroz Clementino, Joao Vitor Ameno Farinelli, Luiza Galvao Oliveira

Audiovisual: Samuel Vieira Rangel Trindade Dos Santos, Natalia Oliveira Souza

Texto: Antonio Moraes De Paiva, Janaina Barbosa De Almeida, Diego Silva Souza,  Maria Carolina Goncalves Martins De Andrade, Wander Antonio Jose Soares Da Silva, Yves Vieira Menezes, Nathalia Araujo Menezes, David Lucas Kokkinopoulos Pedra, Joao Francisco Ribeiro De Almeida Junior

Fotografia: Cássio Lima, Beatriz Kalil Othero Fernandes

Checagem e revisão final: Matheus Ferreira Martins Miguel, Samuel Lara Ferreira De Resende, Rafael Troncoso Esposito

Equipe de design: Sabrina Costa e Maria Nathalia Tavares

Equipe de comunicação institucional: Pedro Lucio Paiva, Leila Barbosa, Giovanna Fiuza Guimaraes, Rani Costa Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s